De 30 de agosto a 7 de setembro de 2025, o Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, será palco de mais uma edição da Expointer, e o Programa Juntos para Competir, iniciativa da Farsul, Senar-RS e Sebrae RS, marcará presença com um espaço de 200m² no Pavilhão Internacional, destacando a força e a qualidade da produção agropecuária do Rio Grande do Sul, do Campo à Mesa.
A programação inclui a Vitrine da Carne Gaúcha, iniciativa da Farsul em parceria com as associações de criadores de raça, com informações das proteínas produzidas no Rio Grande do Sul e com demonstrações culinárias comandadas por chefs do Senac-RS. Serão apresentados cortes selecionados de carne bovina, suína, bubalina, caprina, aves e ovina, preparados com receitas especiais. Para o coordenador da Vitrine da Carne Gaúcha e consultora da Farsul, Luiz Alberto Pitta Pinheiro, a ação já e uma atração consolidada na agenda da Expointer. “É uma continuidade de uma experiência bem-sucedida e que já é esperada pelo público. O projeto está continuamente levando à população a qualidade da carne gaúcha de suas mais variadas formas”, declarou. A grade de horários das sessões pode ser conferida no site www.vitrinedacarnegaucha.com.br.
No Espaço de Harmonização, sommeliers e especialistas em queijos e derivados conduzirão oficinas práticas que valorizam vinhos, espumantes, sucos de uva, queijos, doce de leite e mel, sempre com a participação de produtores e empresários rurais compartilhando suas experiências. “A Expointer é um momento de integração, onde a cidade se conecta ao campo e reconhece toda a sua riqueza. Para o Programa Juntos para Competir, é a oportunidade de apresentar a qualidade e o valor dos produtos que traduzem o trabalho, a dedicação e a paixão de quem vive da terra, refletindo a força e a competitividade do agronegócio gaúcho”, ressalta Fabiano Nichele, coordenador de Projetos de Apicultura do Sebrae RS.
O Espaço de Negócios, por sua vez, receberá o Projeto Comprador Internacional, reunindo 10 compradores estrangeiros e 31 produtores gaúchos com perfil exportador ou potencial para exportar. Nos dias 3 e 4 de setembro, estarão em destaque produtos como nozes-pecã, azeites, mel e frutas, fomentando novas oportunidades comerciais no mercado global.
Entre as atividades inéditas, a Oficina de Degustação de Mel, ministrada pela especialista Liane Castilhos, do Apiário Cambará, promete despertar novos olhares para o produto. A experiência contará com edição exclusiva para imprensa (sábado) e aberta ao público (domingo), ambas com vagas limitadas a 11 participantes.
Com ações que unem conhecimento, sabor, negócios e valorização da cadeia produtiva, o Programa Juntos para Competir busca o desenvolvimento integrado e sustentável do agronegócio gaúcho. “Para o Senar, estar presente na Expointer 2025 com iniciativas que vão do campo à mesa reforça nossa missão de levar conhecimento, capacitação e valorização da produção rural junto à cidade. Cada oficina, cada espaço de negócios, cada vitrine de produtos mostra como a inovação e a qualificação fazem diferença para os produtores, fortalecendo as cadeias produtivas e gerando novas oportunidades para o Rio Grande do Sul”, declarou o coordenador de Desenvolvimento e Inovação do Senar-RS, Henrique Padilha.