Programação inclui informações sobre proteínas animais de bovinos, ovinos, suínos, aves, caprinos e bubalinos
As arquibancadas do Pavilhão Internacional da 48ª Expointer ficaram cheias neste domingo (31/8) para acompanhar uma atração presente na feira desde 2009: a Vitrine da Carne Gaúcha. Parte do projeto Juntos Para Competir da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), a ação apresenta receitas e informações diárias sobre o preparo de diversos tipos de carne.
A Vitrine é apresentada pela médica veterinária Fabiana Rosa de Freitas, com participação do chef Bruno Ivanoff. “O objetivo é aproximar campo e cidade. Mostrar ao consumidor urbano toda a diversidade da cadeia produtiva de bovinos, ovinos, suínos, aves, caprinos e bubalinos”, detalhou Fabiana.
“Vamos preparar uma grande variedade de pratos: sobrecoxa de frango com curry, barriga suína passeada, entranha trançada com bacon e queijo, almôndegas bovinas, bife bourguignon com carne de búfalo”, enumera Ivanoff.
Espaço de aprendizado
Vindos de Teutônia, o técnico em agropecuária André Rogério Erbes e a esposa, a farmacêutica Carla Erbes, foram acompanhar uma palestra sobre ovinos na Vitrine – em especial, o preparo do hambúrguer de cordeiro.
Carla e André vieram de Teutônia para a Expointer
“Somos de uma região em que não é muito comum o consumo de carne de ovinos. Então é mais uma forma de aprendermos e incorporarmos ao nosso consumo”, explicou André. Carla tinha planos de explorar mais a feira. “Além das receitas de carne, quero ver comércio, artesanato e agricultura familiar, que é bem forte por aqui”, contou.
Pela primeira vez na Expointer, Joel Melo, representante comercial, e Elisângela Staub, funcionária pública, vindos de Caxias do Sul, foram surpreendidos pelo aprendizado no projeto.
“Sou natural de Dourados, no Mato Grosso do Sul, e uma curiosidade me chamou bastante a atenção. Sempre achei que guisado fosse carne moída. Guisado é cortadinho à faca. Estamos sempre aprendendo”, destacou Elisângela.
“É a minha primeira vez aqui na Expointer. Tem vários cortes do cordeiro que quase ninguém conhece. É uma carne muito saborosa, com vários nutrientes”, explicou Joel.
Joel e Elisângela valorizaram oportunidade de aprendizado
“A aproximação com o público está cada vez mais técnica, com informações sobre qualidade e sanidade. Apresentamos métodos de armazenamento, conservação, coloração… tudo para o consumidor levar para a sua residência o que há de melhor na produção de proteína no Rio Grande do Sul”, ressaltou Fabiana.
A programação da Vitrine da Carne Gaúcha segue até sábado (6/9), com apresentações diárias às 11h30, 13h30, 15h30 e 17h.